Na consulta, o médico falou sobre a glândula tireóide, a doença e como seria o tratamento. Seria em várias etapas, primeiro a cirurgia, para a retirada total da tireóide denominada tireoidectomia total, depois viria a iodoterapia e acompanhamento durante cinco anos. Falou sobre a cirurgia e as possíveis complicações pós-cirurgia. O que me causou mais temor foi a possibilidade de serem afetados os nervos da laringe, o que seria muito prejudicial para a minha voz. Falou ainda que durante a cirurgia, as paratireóides são manipuladas o que poderia causar uma queda na taxa de cálcio no organismo. Deu-me as solicitações de exames pré-operatórios: raio x, sangue e cardiológico. Fiz o raio x no mesmo dia, mais o resultado só sairia em 2 semanas, quando só então eu poderia fazer os exames de sangue e cardiológico, pois para isso eu deveria estar com os exames de sangue e do raio –x.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Agendamento com o cirurgião
Agendei consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço na Fcecon – Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. A consulta foi agendada para 25 de abril
sexta-feira, 15 de abril de 2011
A confirmação
Retornei ao consultório da endocrinologista e apresentei todos os exames. Ela viu o resultado da punção e chamou meu esposo para explicar o meu caso. Disse que era câncer, mas que esse tipo possui grande possibilidade de cura e me encaminhou para um cirurgião de cabeça e pescoço. Recebi essa notícia no dia do meu aniversário.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
A descoberta
Sai o resultado da cintilografia e do material da PAAF, abro o Relatório Citopatológico em casa e para a minha surpresa (e porque não dizer decepção) a conclusão: “Achados compatíveis com Carcinoma Papilífero”. Pela palavra “carcinoma” eu já sabia que se tratava de câncer (pois minha mãe teve câncer de estômago e essa palavra significa câncer), só não sabia o significado de “papilifero”.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
2ª Etapa da Cintilografia
Tive que chegar 15 minutos antes da hora marcada. Aplicaram uma injeção na veia para posterior captação das imagens. Essa captação é feita em dois aparelhos: No primeiro, fiquei deitada sobre uma maca embaixo do aparelho por uns cinco minutos que pareceram uma eternidade, voltei pra sala de espera enquanto os outros que estavam comigo passavam pelo primeiro aparelho, depois fui para a outra sala onde fiquei sentada em frente ao aparelho.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Cintilografia da tireóide - primeiro dia
Esse exame é realizado no Centro de Medicina Nuclear. Nesse primeiro dia é administrado via oral o iodo-131, é uma dose tão pequena que não chega a preencher o fundo de um copo de cafezinho. Essa etapa não foi demorada, todos que fazem esse exame entram juntos em uma sala, onde primeiro recebem orientações sobre como ele será tomado, entre elas estão a de não movimentar o líquido, nem deixá-lo cair e ao sair da sala não falar com nenhuma pessoa da clínica. Para a realização desse exame, é suspenso o uso da medicação específica para a tireóide. No meu caso o Puran T4 deveria ser suspenso por 30 dias, estava então sem a medicação desde o dia 12 de agosto.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Realização da PAAF
PAAF é um procedimento feito utilizando uma agulha fina monitorada por ultrasson, o médico retira células dos nódulos para que seja feita avaliação Citopatológico. Sai de lá levando o material para a análise.
Assinar:
Postagens (Atom)